quarta-feira, 11 de maio de 2011

O Preconceito do Momento - Jogos Violentos & Violência

A partir da investigação aprofundada que a polícia faz sobre a vida de pessoas que já cometeram algum tipo de homicídio, eles tentam achar princípios para que possam explicar este ato violento. E como posso frequentemente observar nos jornais televisivos do meu cotidiano, em vários momentos em que não encontram motivos cabíveis para as reais consequências, ou seja, as mortes dessas pessoas, sabemos que os investigadores descobrem que o assassino jogava jogos violentos e fazem disso uma ligação com o que aconteceu, dando isso como parte da causa ou até como a total causa do acontecimento.
O que podemos dizer disso ? - Isso é ridículo!
Muita gente como eu, principalmente quem joga ou já jogou jogos violentos, vem se revoltando extremamente com esse tipo de preconceito. Isso é uma coisa que nem deveria ser pensada em discutir, de tão grave, ofensivo, falso e ignorante que é esse tipo de pensamento. Mas, mesmo assim, respondendo a um pensamento preconceituoso no extremo nível do ridículo, nós gastamos o nosso tempo para nos pronunciarmos e ainda temos de explicar e exemplificar aos ignorantes preconceituosos que "pensam" assim, o grau de ridicularidade deste pensamento.
Vivemos em uma sociedade onde a maioria das pessoas são ignorantes. Como uma pessoa se torna ignorante ? Acreditando no que vê e no que ouve, sem ao menos hesitar em questionar a causa das coisas. Acreditando que o que a televisão diz, é, porque é.
Bem, creio eu que para você estar lendo este texto, você não é uma pessoa ignorante neste tipo de coisa, ou está refletindo e agora mudando de pensamento - em transição da ignorância para a sabedoria. Mas a mídia, para obter lucro, gosta de fazer-nos ignorantes o bastante para sempre dar créditos a eles e continuarmos assistindo-os. Pois a mídia só mostra o que quer.
Não nos desfocando do tema principal do texto, o que quis dizer nos dois parágrafos anteriores, foi que não devemos acreditar no que a mídia diz, sem ao menos termos pesquisado profundamente sobre o assunto. Mas a realidade atual é infeliz, pois muita gente ignorante sobre o assunto - destacando os pais de crianças e/ou adolescentes - acaba, justamente por ser leiga no tema "Jogos violentos", acreditando no que escutam e veem em seus jornais televisivos favoritos "que sempre falam a verdade" e, se tornando preconceituosos em relação ao assunto. Definição de preconceito: Opinião sem conceito/Opinião ignorante.
Caro leitor, acho que já escrevi suficientemente sobre o assunto, pelo menos espero. Agora, deixo abaixo um vídeo recente de PC Siqueira, um dos primeiros Vloggers brasileiros e mais famosos atualmente, falando incrivelmente com ainda senso de humor, sobre a opinião dele sobre a relação que estão fazendo entre a violência e jogos violentos. Para ir direto à parte do vídeo em que ele fala disso, vá aos 05:34 minutos.




Um abraço!

Texto escrito e editado por Fernando de Souza Santos.

Um comentário:

Rafir disse...

Pode crer manolo
isso ta certo nao!

Rafir Troll ABRAXX